segunda-feira, 12 de setembro de 2011

“EU SOU BEM PREOCUPADA COM O GUARÁ”

Jovens guarapuavanos procuram trabalho nas capitais
Itamar Abreu Turco

Os jovens do distrito do Guará, localizado a 25 km de Guarapuava, estão à procura de emprego nas grandes cidades. O que por um lado gera uma preocupação para os moradores, pois demonstra que  região não tem emprego, e por outro lado, isso dá um respaldo aos empresários, especialmente as lanchonetes da localidade, que propiciam uma primeira experiência de emprego a muitos, antes de abandonarem o distrito.

Para Dona Divaci de Fátima Horst, dona Diva, do setor administrativo do Posto de Saúde da Unidade do Guará, “não existe algo que motive os jovens a continuarem na localidade e os empregos hoje gerados são de serviços gerais o que não condiz com os jovens que terminam o ensino médio ou cursam o terceiro grau”.
Com isso, Dona Diva aponta que há várias outras situações que precisam de apoio no Guará, mas a principal refere-se à juventude. Um dos problemas que gera a saída da juventude é a falta de emprego, que seria resolvida com uma representação política, especialmente na Câmara de Vereadores de Guarapuava.
Uma associação de moradores tem por função pensar no desenvolvimento do próprio local. Por isso, Dona Diva aponta que pela associação há possibilidades de ajudar, além dos jovens, os adultos, as crianças e os idosos. O que se necessita no momento é uma sede.
Dona Diva enfatiza que o problema não é apenas com a juventude, ainda mais quando se trata de lazer e emprego. Para o lazer, ela fala que existe apenas uma praça e as festas de igreja. Aponta que seriam necessários mais espaços para gerar descontração e fazer do Guará um local ainda melhor para morar.