Geyssica Reis
O centro de Guarapuava, é o que concentra o maior número de estabelecimentos comerciais da cidade. Portanto o movimento de veículos é muito mais intenso. O número de automóveis também esta crescendo nitidamente nos últimos tempos. Segundo Departamento de Trânsito do Paraná ( Detran- PR), na sua última estatística realizada em julho deste ano,a cidade já conta com 72.584 veículos, sendo que destes, 43.469 são automóveis, 9.405 motocicletas, 4.034 caminhões e 358 ônibus.
Pode-se perceber que a cidade talvez não esteja preparada para receber todo este movimento, principalmente o centro. Da para observar que foi se desenvolvendo em plano cartesiano, tem ruas organizadas, porém estreitas. E talvez este seja o grande problema para sustentar o tráfego de veículos no local. Além disso, também falta espaço para estacionamento. Mesmo com aumento de lugares específicos para isto, principalmente neste local, ainda assim é insuficiente.
Quando se fala em trânsito, infelizmente não se deixa de pensar em acidentes. Segundo o Detran também, no ano passado(2010), no Paraná ocorreram 98.847 acidentes e 1.905 mortos. Aqui em Guarapuava não é diferente, pois é ocorrência de acidentes infelizmente não é incomum.
O centro é o local onde mais ocorre acidentes devido ao maior fluxo de veículos. Além deste motivo, a irregularidade dos motoristas contribui para esta realidade. Desde 2002, o Guaratran realiza fiscalizações e orientações no sistema viário urbano e rural do município para mudar este fato. Além de fazer vistorias em veículos do transporte escolar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, também é responsável pela fiscalização ostensiva em parceria com a Polícia Militar. O órgão faz o trabalho de orientação, apresentação de condutores e defesas em autuações de trânsitos (multas) em parceria com o Conselho Municipal de Transito (Comutra) e unta Administrativa de Recursos de Infração (Jari).
Os membros do Guaratran realizam ainda, palestras em escolas e empresas, com o objetivo de desenvolver a educação no trânsito. No centro pode-se observar a atuação do Guaratran com frequência.
Abaixo o coordenador do Guaratran, Altair Bonassa fala sobre o trânsito no centro e como o órgão faz o trabalho de prevenção de acidentes no local: