segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Por Amanda Lima

    A Polícia Federal do distrito do Guará, no km 319 da Br 277, em Guarapuava, bate recordes na apreensão de drogas e outos produtos contrabandeados.

     Neste ano, o recorde foi no mês de junho, quando 6 toneladas de maconha foram apreendidas em uma chácara do Guará, que segundo policiais era ponto de distribuição para outras localidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Uma das maiores apreensões a história do Paraná.

     O policial federal Emerson Juliano, explica que nas verificações de rotina, atitudes suspeitas levam a análise nos veículos. “Se for constatado que a droga vem do dentro do país, é levada até a Polícia Civil. Se esta for de tráfico internacional, é levada a Polícia Federal. Depois disso é incinerada. “

    Dentre as drogas mais apreendias estão maconha e cocaína, mas outros entorpecentes também são transportados e apreendidos, como lança-perfume e ecstasy.

     Segundo o delegado da PF Joel Moreira Ciccotti, o posto do guará está sempre atento aos carros e caminhões que ali passam, pois já sabem que o Guará é uma rota tradicional do tráfico. A origem dos entorpecentes vem principalmente de Foz do Iguaçu, e os destinos são vários, desde o interior do estado, até São Paulo.

    O delegado explica que qualquer pessoa pode denunciar, pois a maioria das apreensões são de denúncias, por vezes anônimas. O telefone é 181.