segunda-feira, 8 de agosto de 2011

As belas da academia

Por Karoline Fogaça e Carol Coleto


Cada vez mais os temas saúde e beleza estão chamando atenção e ganhando mais adeptos. Vemos que as mulheres ainda são as maiores interessadas e estão buscando sempre algum método para conseguir aliar esses temas no mesmo lugar, e é nas academias que elas encontram essa combinação. A academia é um lugar onde pode se encontrar todo o tipo de pessoa, adolescentes, idosos, jovens e adultos, onde não se pode dizer que a maioria é masculina ou feminina, mas mulheres e homens procuram a academia com objetivos diferentes. A instrutora Suéllen de Moraes, que trabalha em uma academia de Guarapuava nos conta que a maioria dos homens quer o aumento da massa muscular, ou seja, o hipertrofismo, já as mulheres procuram mais a definição muscular, queima de gordura localizada e emagrecimento, e ainda complementa que homens malham mais os músculos superiores, (peitoral, costas e braços) já as mulheres malham mais os inferiores, (coxas e glúteos).


O universo feminino é muito amplo, isso faz com que as mulheres tenham várias preocupações e falta de tempo para alguns assuntos, mas isso deve ficar do lado de fora da academia, pois lá é um lugar onde precisa ter muita paciência para conseguir o que almeja. Logo no primeiro dia que alguém começa a praticar exercícios precisa saber que os resultados esperados não são imediatos e eles devem ser aliados a uma boa alimentação e a um ritmo de vida saudável. Além disso, os adeptos da musculação também devem se conscientizar que o corpo humano tem um limite e não se deve fazer exercícios em excesso, pois pode fazer mal a saúde.
No ramo das academias há uma novidade para as mulheres, já existem academias só para pessoas do sexo feminino, elas ainda são poucas, mas as freqüentadoras dizem que gostam muito. A Nilsa

Marconato do Amaral, 58 anos, freqüenta a academia há um ano e meio, e diz que começou a malhar depois que sofreu um acidente e por recomendação médica começou a fazer exercícios para recuperar os movimentos do braço, as academias femininas são novidade para Nilsa, mas ela conta que adorou essa idéia e que freqüentaria sem problema uma delas, pois na academia, em alguns momentos, a um grande número de homens e algumas mulheres ficam constrangidas.