Amanda Lima
O mercado imobiliário de Guarapuava segue a tendência do mercado brasileiro dos últimos anos. O sonho da moradia própria parece ser algo cada vez mais real. O que antes era privilégio das classes A e B, hoje está presente até nas classes mais baixas brasileiras.
O aumento no número de construções de imóveis tem vários fatores. Economicamente, o grande fator do crescimento é a facilidade na compra. Financiamentos de vários estilos, consórcios e a ajuda do governo são opções para quem deseja ter o imóvel próprio.
Durante muito, as pessoas não tinha muito opção a não ser viver no aluguel, fazendo com que o mercado de venda de imóveis ficasse parado. Segundo o engenheiro civil Marcos Vincius do Prado, havia uma demanda reprimida há algumas décadas, que agora vem sendo comercializada.
Em Guarapuava, são mais de dez imobiliárias e mais de cinco construtoras. No centro e nos bairros, percebe-se o grande número de construções em andamento.
O corretor de imóveis Valter Oliveira explica que o crescimento da população e o surgimento de universidades são essenciais para o aumento dos imóveis. “ O bairro Santa Cruz necessita de mais prédios para venda de apartamentos e também locação, devido a população jovem que ali mora”, comenta.
Atuação do governo
O programa Federal Minha casa, Minha vida foi lançado em março de 2009. Consiste na aquisição de terreno e construção de unidades habitacionais, que depois de concluídas são vendidas às famílias com renda bruta de até R$ 1.395,OO. O imóvel pode ser pago em até 30 anos, com 100 % de financiamento. Está presente em Guarapuava e as casas estão sendo construídas. A meta é beneficiar 500 famílias, de acordo com informaçoes da Prefeitura de Guarapuava.
Maiores informações sobre o Programa Minha Casa Minha Vida, acesse http://www1.caixa.gov.br/gov/gov_social/municipal/programas_habitacao/pmcmv/saiba_mais.asp.
Na hora de comprar seu imóvel, analise seus rendimentos e o tipo de imóvel que se encaixe neles. As opções de financiamento são muitas, mas não deixe de calcular a taxa de juros mais baixa e procurar sempre uma empresa com tradição no ramo.
Veja o vídeo onde especialistas falam das formas de financiamentos: