segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Vereadora Eva Sharan (PHS) propõe projeto de criação da Secretaria da Mulher em Guarapuava

Por Elizabete Castilho e Kamila Dussanoski


Eva Scharan de Lima trabalha pelas causas femininas há mais de dez anos, através do Movimento de mulheres do Bairro Primavera. Como vereadora, está engajada no projeto de criação da Secretaria da Mulher em Guarapuava. Ela destaca o alto índice de violência contra a mulher e a necessidade de uma instituição que atenda estas guarapuavanas. Também aponta como uma reivindicação urgente das mulheres a construção de creches na cidade.

Eva informa que no estado do Paraná ainda não foi criada a Secretaria Estadual da Mulher. Em Guarapuava, existem o Conselho Municipal da Mulher e o Fundo Municipal da Mulher, no entanto faltam recursos financeiros para realizar ações. Como é o caso da Conferência da Mulher programada para 10 de outubro.

A vereadora salienta que a Secretaria da Mulher não onera o município, pois o governo federal, através da Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, destina verbas para o atendimento da população feminina.

O projeto de criação da Secretaria da Mulher em Guarapuava conta com a parceria entre a vereadora Eva Scharam e várias entidades: o Movimento de Mulheres do Bairro Primavera, o Clube Soroptimista, o Conselho Municipal da Mulher, o Conselho da mulher Executiva da ACIG, a APP Sindicato, a Pastoral Afro, o SISPMUG, dentre outras, ligadas a organizações de mulheres.

Segundo a vereadora, por enquanto, a Secretaria da Mulher não tem previsão de quando iniciará suas atividades. Mas as pessoas envolvidas persistirão em sua luta até que o projeto se concretize. A Conferência Municipal da Mulher, de 07 de outubro, tem como objetivo reivindicar a criação da secretaria.

Para ver mais fotos do projeto clique AQUI