quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Mobilização faz crescer o trabalho voluntário em Guarapuava

Por Alexandre Pessoa


O trabalho voluntário é um tipo de ação que não visa fins lucrativos. Pessoas que praticam essas ações contribuem com seu tempo e seus conhecimentos movidos pela solidariedade. Instituições que contam com o trabalho voluntariado hoje são presentes no mundo todo e em Guarapuava e região a situação não é diferente. São casas de apoio, que tem um direcionamento variado e buscam transformar a vida de pessoas, principalmente de baixa renda.

A Associação do Centro-Oeste do Paraná de Estudo e Combate ao Câncer (Acopecc) conta com 30 voluntários e promove todo mês eventos de arrecadação como cafés coloniais, gincanas e encontros beneficentes. A fundadora da associação, Mara Neves, conta que faz trabalhos voluntários desde os 10 anos de idade. “Resolvi fundar a Acopecc por motivos de dificuldade dos pacientes que não podiam fazer uma quimioterapia, então veio a vontade de atender melhor um ser humano”, comenta. Mara também faz um convite para as pessoas que querem ser voluntários, ela explica que a pessoa precisa passar na Rua Marechal Floriano Peixoto – 926, endereço da Acopecc e fazer um cadastro dizendo em que quer atuar.

Outro trabalho interessante é do Hospital São Vicente de Paula. Lá foi criado um restaurante, que conta com voluntários que são funcionários do próprio hospital. Margarete Krasonoski, funcionária do hospital, exerce o trabalho voluntário e explica que a idéia do restaurante surgiu dos próprios funcionários, com o objetivo de arrecadar lucros que serão revertidos à reforma do Hospital e do centro cirúrgico. “Tudo que estamos vendendo foi de doações, estamos revertendo isso em valores para o hospital, para aprimorar os trabalhos”, completa a voluntária. Margarete ressalta que esse projeto teve início recentemente e pretende se estender por tempo indeterminado.

O Presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Valdenei Domingues, explica que além do trabalho voluntário, a casa recebe muitas doações. Quem quiser doar é só ligar para (42) 3623-2544. A própria Apae vai buscar as doações em qualquer local de Guarapuava e região. Segundo Domingues, a instituição está sempre de portas abertas para quem quer fazer trabalho voluntário ou doações. “É gratificante quando necessitamos de doações para a Apae e as pessoas não medem esforços para ajudar”, diz o presidente.