quinta-feira, 6 de outubro de 2011

BIOMEDICINA: A CIÊNCIA QUE DIAGNOSTICA E SUGERE TRATAMENTO

O Biomédico, o médico e o bioquímico: cada um tem área de atuação
Itamar Abreu Turco
A Biomedicina é a ciência que pesquisa entre a biologia e a medicina. Seu estudo é voltado à pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com intuito de encontrar causa, mecanismo, prevenção, diagnóstico e tratamento.
Segundo Aline  Gomier, estudante de Biomedicina na Faculdade Campo Real o curso curso de Biomedicina permite ao Biomédico, como profissional a serviço da Saúde e da Ciência, obter conhecimento teórico e instrumentalização técnica de forma que se torne apto a assumir responsabilidades técnicas, planejar e executar estudos, projetos ou pesquisas científicas, dominar avanços tecnológicos e reconhecer as possibilidades de ampliação do mercado de trabalho.

O médico por sua vez, em complemento ao biomédico, utiliza o laudo realizado por este profissional em especial os exames. A função do médico é o cuidado do paciente, receitando o remédio que foi pesquisado pelo biomédico. Já a bioquímica estuda os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. 

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Santa Cruz é o primeiro bairro beneficiado pelo recape


Karin Detlinger

Há anos, pouco vinha sendo feito nas ruas de Guarapuava.  Como outros bairros, o Santa Cruz também vinha reivindicando que fosse tomada alguma providencia para o conserto do asfalto de suas ruas. Os órgãos públicos, no entanto, se defendem dizendo que não é tão simples assim. Seus argumentos são de que a burocracia não lhes tem dado oportunidade para que realizem seus deveres para com a sociedade.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Por Amanda Lima

    A Polícia Federal do distrito do Guará, no km 319 da Br 277, em Guarapuava, bate recordes na apreensão de drogas e outos produtos contrabandeados.

     Neste ano, o recorde foi no mês de junho, quando 6 toneladas de maconha foram apreendidas em uma chácara do Guará, que segundo policiais era ponto de distribuição para outras localidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Uma das maiores apreensões a história do Paraná.

Educação no Santa Cruz


O bairro Santa Cruz é um dos mais importantes de Guarapuava, inclusive no quesito educação. A região conta com um dos campi da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), e com a universidade particular Campo Real. Colégios de educação infantil, ensino fundamental e médio também compõem o cenário educacional do bairro.
Para conhecer melhor o ensino infantil oferecido na região, conversamos com a diretora e as professoras de uma das escolas voltadas esse público.

Santa Cruz, um polo educacional


A universidade particular Campo Real, localizada nesse bairro, existe há 11 anos. Segundo Mario Henrique De Oliveira Ferreira, que é encarregado de atendimento e recepção, (indicado por ser um dos funcionários mais antigos) a escolha do local para sede foi por ser um polo de universidades, pois a Unicentro já existia e também por considerar um local com fácil acesso.

“EU SOU BEM PREOCUPADA COM O GUARÁ”

Jovens guarapuavanos procuram trabalho nas capitais
Itamar Abreu Turco

Os jovens do distrito do Guará, localizado a 25 km de Guarapuava, estão à procura de emprego nas grandes cidades. O que por um lado gera uma preocupação para os moradores, pois demonstra que  região não tem emprego, e por outro lado, isso dá um respaldo aos empresários, especialmente as lanchonetes da localidade, que propiciam uma primeira experiência de emprego a muitos, antes de abandonarem o distrito.

FALTA DE TRABALHO É UM DOS MAIORES PROBLEMAS DO GUARÁ


Distrito apresenta poucas vagas. Jovens são os que mais sofrem com a situação

Jasmine Horst do  Santos


Juventude busca alternativas de emprego
      O distrito do Guará foi fundado há quase 60 anos. Porém, a localidade ainda é pouco desenvolvida economicamente, o que gera várias consequências, como a falta de empregos. Os jovens da comunidade são os que mais sofrem com essa realidade, pois com o número restrito de vagas e a alta concorrência, muitos acabam sendo obrigados a buscar oportunidades em outras cidades.

Sete assentamentos do MST integram o distrito do Guará

Por Bruno Hilgemberg



     O Movimento Sem-Terra chegou ao distrito do Guará há mais de uma década. Nos primeiros anos, várias fazendas foram invadidas, porém muitos mudaram-se para outros lugares e hoje poucos ainda vivem nestes locais. Atualmente são sete assentamentos com cerca de 30 famílias.

Moradores do Guará apontam problemas



Apesar de completar 60 anos de criação neste ano ainda existe muito para ser melhorado

Jean Patrik Soares

     O Distrito do Guará está localizado aproximadamente a 25 km do município de Guarapuava, às margens da rodovia BR 277. Liga Guarapuava ao município de Inácio Martins por uma precária estrada de chão. Foi criado em 13 de novembro de 1951, pela lei estadual número 790, a partir da qual também foram criados os distritos de Cantagalo, Marquinho e Goioxim, que atualmente são municípios. Conforme dados do IBGE, o censo de 2000 registrou 3272 habitantes, sendo que apenas 30% residem na área urbana. Entretanto, números extraoficiais indicam que a população já ultrapassa cinco mil habitantes, devido ao assentamento do Movimento do Sem Terras que se instalou na última década.

domingo, 11 de setembro de 2011

Movimento e perigo podem andar juntos no centro




Geyssica Reis
O centro de Guarapuava, é o que concentra o maior número de estabelecimentos comerciais da cidade. Portanto o movimento de veículos é muito mais intenso. O número de automóveis também esta crescendo nitidamente nos últimos tempos. Segundo Departamento de Trânsito do Paraná ( Detran- PR), na sua última estatística realizada em julho deste ano,a cidade já conta com 72.584 veículos, sendo que destes, 43.469 são automóveis, 9.405 motocicletas, 4.034 caminhões e 358 ônibus.

sábado, 10 de setembro de 2011

Região central de Guarapuava possui alta valorização de imóveis

Moradores desfrutam de praticidade, mas reclamam de problemas que afetam o cotidiano e o bolso.



                                                                                                                           Alexandre Pessoa
            A região central de Guarapuava é uma das que possui menos moradores. Isso se dá pela existência de salas comerciais, que ocupam grande parte das construções do local. Esses moradores encontram facilidades em diversas questões, como farmácias, mercados, lojas. Mas o índice de violência também é alto. Com um grande número de bares, danceterias e clubes, os moradores acabam sofrendo com o barulho.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O agito da noite no Santa Cruz

Karoline Fogaça

Guarapuava é uma cidade que tem aproximadamente 167 mil habitantes e 17 bairros. Dentre eles, o Santa Cruz se destaca por ser um forte pólo acadêmico. Com isso, apresenta um grande movimento, tanto de dia quanto de noite, mas é à noite que se observa uma agitação toda particular.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Desenvolvimento do Comércio no Centro de Guarapuava

           O centro comercial guarapuavano tem passado por mudanças interessantes na última década, algumas boas e outras nem tanto. Existe o desenvolvimento considerável do número de grandes empresas no centro comercial e também das já existentes, entretanto devido à chegada de empresas maiores há uma queda das pequenas, que já ofereciam os mesmos serviços. Além disso, subiu o número de empresas de prestações de serviço. O Gerente Administrativo da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), Roberto Fiuza, fala como foi esse desenvolvimento pelo qual o centro tem passado.


                                                                  Entrevista com Gerente Administrativo da ACIG

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Centro: um dos melhores lugares para morar

                                                                                                                                   
                                                                        Rua XV de novembro, Guarapuava

                                                                                                                                           Jéssica Lange

                O centro de Guarapuava é conhecido por abrigar a maior parte do comércio da cidade. Além de ser visto como um dos lugares mais bem cuidados, pode ser considerado um dos melhores para morar. Possui desde supermercados até hospitais. O único problema encontrado é o barulho intenso, vindo de carros de propaganda e ônibus. Mas isso não faz com que o centro deixe de ser um ponto de referência para todos os guarapuavanos.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

UTFPR tem novo campus


Maquete do prédio da UTFPR

Itamar Abreu Turco
No dia 14 de julho em Guarapuava foi lançada a pedra fundamental da construção no novo campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR. De acordo com o reitor Cantarelli, em entrevista para os assessores do portal da universidade, a região onde o campus será construído desenvolverá muito. Esse é o 12º campus, a inauguração da sede própria está prevista para o 1º semestre de 2013.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mente sã e corpo são



Ultimamente tem se falado muito das aulas de pilates, mas afinal, o que é pilates?
Carol Coleto
O pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo criado pelo alemão Joseph Pilates em 1926. Baseando-se do princípio. “Mente sã e corpo são”, Joseph criou um exercício que trabalha a respiração, a concentração, o controle, o alinhamento, a centralização e a integração de movimentos.

Aumentam as doações de medula óssea

Kamila Dussanoski
Cada vez mais as doações de medula óssea estão se tornando importantes no salvamento de vidas e todos àqueles que podem deveriam ajudar ao próximo.
A medula óssea é a matriz do sangue encontrada no interior dos ossos. Ela é a responsável pela formação das células e é diferente da medula da espinha, portanto não se coleta células da coluna vertebral.

VOLUNTÁRIOS DO CANIL PROMOVEM FEIRAS DE ADOÇÃO


Feira de doação de cães e gatos

Jasmine Horst
Todos os sábados, no centro de Guarapuava, ocorre a feira de doação de cães e gatos, organizada pelos voluntários do projeto "Amigos do Canil". A feira tem como objetivo principal encontrar um novo lar para animais que sofreram maus tratos ou foram abandonados por seus antigos donos.

Técnicas de restauro dão vida nova a livro documento


Livro que está sendo restaurado


Construir a memória de um povo é passo importante para quem quer ter referência existencial

Karin Detlinger
Recentemente um importante livro documento da Diocese de Guarapuava veio parar nas mãos de Teresinha Saldanha, coordenadora do Arquivo Histórico Municipal, que funciona nas dependências da Unicentro. Teresinha comenta que o livro é um registro dos nascimentos da década de 1930. Devido à relevância do seu conteúdo e o mal estado de conservação do mesmo, a historiadora se dispôs a restaurá-lo. Ela explica que o livro documento foi totalmente fotografado, ficando uma cópia para a diocese e outra para a Unicentro. Recuperá-lo vai demandar muita paciência e destreza já que está bastante comprometido, diz. O acordo com a diocese determina o prazo de um ano para a conclusão dos trabalhos. Teresinha diz que o material necessário será doado pela diocese e a recuperação do livro terá empenho pessoal dela, contando também com a ajuda de estagiárias. Depois de recuperado, o livro documento deverá voltar para o acervo da catedral.

Curso Mulher Atual ensina mulheres de Guarapuava e região





Bruno Hilgemberg
Há três anos, o Sindicato Rural de Guarapuava, em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promove um curso no qual mulheres da região têm a oportunidade de aprenderem a serem agentes de mudança em suas comunidades. Durante as aulas são estudados quatro aspectos: culturais, emocionais, sociais, ambientais e profissionais.

O sonho da casa própria cada vez mais real.

Amanda Lima

O mercado imobiliário de Guarapuava segue a tendência do mercado brasileiro dos últimos anos. O sonho da moradia própria parece ser algo cada vez mais real. O que antes era privilégio das classes A e B, hoje está presente até nas classes mais baixas brasileiras.

Fazendo da arte, uma fonte de renda


Silvana Virmond fazendo caixas em MDF


Karoline Fogaça
Hoje no Brasil, o salário mínimo gira em torno R$ 500 e só esse valor não basta para que o brasileiro consiga pagar todas as suas contas básicas e ainda tenha uma vida confortável. Por isso, muitas pessoas estão procurando fontes alternativas de ganhar dinheiro para aumentar a sua renda mensal. Pensando nisso, muitos procuram cursos de artesanato para conseguir esse aumento.

Pinhão é considerado área endêmica de hanseníase


Mesmo com tratamento eficaz os devidos cuidados devem ser tomados
Jean Patrik Soares
Nos tempos bíblicos se uma pessoa fosse vista com uma mancha qualquer sobre o corpo poderia até ser excluídos da vida comunitária ( Levítico, capítulo 13). Mesmo sem o diagnóstico certo, como os recursos eram escassos, era melhor afastar a pessoa do convívio do que colocar em risco toda a comunidade. Atualmente, o paciente com hanseníase não precisa se sujeitar a tal situação, entretanto, os devidos cuidados devem ser tomados.

Biomolequereal: projeto que une a teoria à prática


Curso de extensão é toda atividade acadêmica, técnica ou cultural que não está inclusa como parte integrante e obrigatória do ensino de graduação e da pós-graduação. Os cursos de extensão geralmente servem para complementar os conhecimentos numa determinada área, podendo ser muitas vezes multidisciplinares.

domingo, 21 de agosto de 2011

APRESENTAÇÃO

Esse blog é um webjornal produzido pelos acadêmicos do primeiro ano de jornalismo da Universidade do Centro Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná. Com o objetivo de informar, entreter e compartilhar assuntos dos blogs: Espelho Digital, Sexta Aula e Unicentro Vestiba.

A equipe é composta por: Amanda Lima, Alexandre Pessoa, Bruno Hilgemberg, Carol Coleto, Elizabete Castilho, Geyssica Reis, Itamar Turco, Jasmine Horst, Jean Patrick Soares, Jéssica Lange, Kamila Dussanoski, Karin Detlinger, Karoline Fogaça e Lucas Rocha.

Esse blog tem supervisão da Professora Everly Pegoraro.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Biomedicina e o mercado de trabalho

Por Jean Patrick Soares

A biomedicina passou a ser reconhecido pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) há menos de três anos, o documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações foi oficializado em janeiro de 2009. O reconhecimento é recente, mas as áreas de atuação são bastante diversas.

INVESTIMENTOS SÃO RESPONSÁVEIS POR CRESCIMENTO DO CURSO DE BIOMEDICINA EM GUARAPUAVA



Por Jasmine Horst


O curso de Biomedicina foi criado há três anos em Guarapuava, com o objetivo de formar profissionais preparados para atender a grande demanda do mercado regional e nacional. Mesmo em tão pouco tempo, o curso já é tido como referência de qualidade na área biomédica pelos atuantes na profissão e o principal responsável por esta conquista são os investimentos feitos pela faculdade que oferta o curso.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Intercâmbios: Uma oportunidade valiosa e que a marca a vida para sempre de quem faz

Por Geyssica Reis

Willian Carlos Saggin (primeiro da esquerda para direita) e outros brasileiros intercambistas

Em sua descrição básica, intercâmbio é a realização de uma viagem ao exterior com o objetivo de conhecer os costumes, tradições, tecnologias e o idioma de um país estrangeiro, ficando hospedado na casa de uma pessoa nativa daquele local. O estudante geralmente não conhece a pessoa com quem vai se hospedar e também não fala o mesmo idioma que ela.

Mobilização faz crescer o trabalho voluntário em Guarapuava

Por Alexandre Pessoa


O trabalho voluntário é um tipo de ação que não visa fins lucrativos. Pessoas que praticam essas ações contribuem com seu tempo e seus conhecimentos movidos pela solidariedade. Instituições que contam com o trabalho voluntariado hoje são presentes no mundo todo e em Guarapuava e região a situação não é diferente. São casas de apoio, que tem um direcionamento variado e buscam transformar a vida de pessoas, principalmente de baixa renda.

Mulheres ocupam cada vez mais funções que eram consideradas masculinas

Por Jéssica Lange

O mercado de trabalho está em constante crescimento e mudança. Atualmente é comum ver a participação das mulheres em trabalhos que antes eram considerados exclusivos do sexo masculino. A cerca de 20 anos atrás, ver uma mulher trabalhando como motorista de táxi era algo impensável. Hoje em dia já podemos encontrá-las nos mais diversos setores, entre eles na construção civil e no setor de transporte coletivo. Elas estão cada vez mais assumindo a responsabilidade profissional, familiar e social, sem perder suas características fundamentais de carinho, dedicação e ternura.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

As belas da academia

Por Karoline Fogaça e Carol Coleto


Cada vez mais os temas saúde e beleza estão chamando atenção e ganhando mais adeptos. Vemos que as mulheres ainda são as maiores interessadas e estão buscando sempre algum método para conseguir aliar esses temas no mesmo lugar, e é nas academias que elas encontram essa combinação. A academia é um lugar onde pode se encontrar todo o tipo de pessoa, adolescentes, idosos, jovens e adultos, onde não se pode dizer que a maioria é masculina ou feminina, mas mulheres e homens procuram a academia com objetivos diferentes. A instrutora Suéllen de Moraes, que trabalha em uma academia de Guarapuava nos conta que a maioria dos homens quer o aumento da massa muscular, ou seja, o hipertrofismo, já as mulheres procuram mais a definição muscular, queima de gordura localizada e emagrecimento, e ainda complementa que homens malham mais os músculos superiores, (peitoral, costas e braços) já as mulheres malham mais os inferiores, (coxas e glúteos).

Secretariado Executivo: Uma profissão dominada por mulheres, vem crescendo cada vez mais em toda a sociedade

Por Geyssica Reis

A profissão de Secretariado Executivo foi regulamentada em 1996. Antes disto era vista como somente como uma função. De acordo com a Organização das Nações Unidas(ONU) é a terceira profissão que mais cresce do mundo. O profissional desta área é principalmente o assessor de uma empresa, sendo pública ou privada.

Vereadora Eva Sharan (PHS) propõe projeto de criação da Secretaria da Mulher em Guarapuava

Por Elizabete Castilho e Kamila Dussanoski


Eva Scharan de Lima trabalha pelas causas femininas há mais de dez anos, através do Movimento de mulheres do Bairro Primavera. Como vereadora, está engajada no projeto de criação da Secretaria da Mulher em Guarapuava. Ela destaca o alto índice de violência contra a mulher e a necessidade de uma instituição que atenda estas guarapuavanas. Também aponta como uma reivindicação urgente das mulheres a construção de creches na cidade.

Eva informa que no estado do Paraná ainda não foi criada a Secretaria Estadual da Mulher. Em Guarapuava, existem o Conselho Municipal da Mulher e o Fundo Municipal da Mulher, no entanto faltam recursos financeiros para realizar ações. Como é o caso da Conferência da Mulher programada para 10 de outubro.

Um mercado em expansão que cada vez mais oferece novas vagas

Por Alexandre Pessoa

Apontada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a terceira profissão que mais cresce no mundo, o cargo de secretário executivo vem mudando constantemente devido as exigências do mercado. Uma profissão que por alguns ainda é mal vista, é necessária cada vez mais em empresas públicas e privadas. Vários setores precisam desses profissionais para uma melhor organização, esse amplo crescimento na área, reflete diretamente na concorrência por uma vaga de emprego.

domingo, 7 de agosto de 2011

Dietas malucas

Por Karin Milla Detlinger

O estresse da vida cotidiana e a crescente individualização do ser humano levam a algumas alterações cada vez mais salientes nos hábitos da população.O que se nota é que a alimentação é muito afetada. Os chamados fest foods ou alimentos industrializados são mais práticos e rápidos para serem preparados exigindo menos de seus consumidores. Apesar das inúmeras vantagens esses alimentos podem provocar um aumento no número de obesos. Em contrapartida muitas pessoas recorrem a dietas mirabolantes que as livrem dos quilinhos indesejados.

Curso de secretariado executivo completa 10 anos

Por Jéssica Lange

O curso de Secretariado Executivo da Unicentro está completando dez anos de existência em 2011. Os alunos da primeira turma encontraram muitas dificuldades, como a falta de um departamento específico do curso e a ausência de professores de espanhol. Em meio a todos os obstáculos, poucos desistiram e a maioria seguiu firme durante os quatro anos de graduação.

Consultores Juniores

Por Lucas E. Rocha

A COJEX (Consultoria Junior Executiva) é um projeto que contribui tanto na carga horária como na experiência dos alunos de secretariado executivo da Unicentro. A presidente da Consultoria Junior Executiva, Fernanda Gisele Basso, diz em entrevista que a idéia partiu da falta de prática que os alunos sentiam no curso, então depois de criada, a consultoria faz que os alunos se responsabilizem por eventos dentro da universidade, assim ganho aquela experiência extra.